top of page

Nunca estaremos prontos.

  • Foto do escritor: Olga Colvara
    Olga Colvara
  • 5 de fev. de 2019
  • 6 min de leitura

Nunca estaremos prontos. Isso é uma verdade que teimamos não aceitar. É verdade, e é uma verdade que choca, paralisa, mas também liberta, e nos faz agir. Não estamos prontos para nascer e não estaremos prontos para morrer.

Nem mesmo o bebê, que muitos estudos a favor do parto normal, dizem saber a hora certa de nascer, nem mesmo eles estão preparados para aquele momento e para nenhum outro que virá depois dele. Os adolescentes ao terminarem o terceiro ano não estão preparados para começar uma faculdade e o jovem após sua graduação não está pronto para o ambiente de trabalho e tudo que ele envolve.

Vamos caminhando e nos preparando, caminhando e errando, caminhando e aprendendo e quando achamos que estamos prontos surge todo um novo caminho a ser percorrido, e assim será até nossa ida para a glória. A ideia hipotética de que existe um momento em que estaremos prontos pra qualquer que seja o desafio ou tarefa nos paralisa e pode por vezes atrasar grandes realizações na nossa vida.

Quem nunca ouviu alguém dizer “ah não estou pronta para casar!”? Pergunto aos casados, vocês estavam prontos para casar? É impossível estar pronto para casar. Existem alguns quesitos que podem de certa forma facilitar o comecinho, mas ninguém nunca estará pronto para casar. O dinheiro? Talvez. Os dois com bons empregos já ajudaria um início de casamento, mas e se depois de dois anos um dos dois ficassem desempregado? E se os dois ficassem ao mesmo tempo? Ter atração física um pelo outro é muito importante, mas e se depois de um ano de casados um dos dois sofresse um acidente que mudasse essa condição? Nunca estaremos prontos para casar, porque casar é para sempre e o para sempre nos exige mudar todos os dias, crescer todos os dias, aprender todos os dias. Bom é quem tem coragem para casar sem estar pronto, porque o casamento é uma das maiores escolas da vida.

E quem nunca pensou “não estou pronta para ser mãe”? É impossível estar pronta para ser mãe. Você pode ter quinze anos ou cinquenta anos e nunca estará pronta para ser mãe. O dinheiro ajuda, mas e quando o filho está doente e nem todo remédio do mundo dá conta e tudo que você pode fazer por ele é dar colo enquanto seu coração sofre junto? Ter um pai próximo ajuda muito, mas e se algum tempo depois aquele pai vai embora? Minha sogra teve meu marido aos 17 anos, minha mãe teve o primeiro filho aos 27 e tenho uma amiga que sua mãe teve a primeira filha aos 37, duvido que alguma delas estava pronta para essa missão. Porque ser mãe é para sempre e o para sempre nos exige mudar todos os dias, crescer todos os dias, aprender todos os dias. Bom é quem tem coragem para ser mãe sem estar pronta, porque ser mãe sem dúvida uma das maiores escolas da vida.

Há uns meses atrás consegui participar de uma viagem evangelística para Turiaçu-MA, e lá passeando pelos bairros e batendo de porta em porta para falar da salvação, de Jesus, da graça de Deus, alguns lugares depois de explicar o lindo plano da salvação, dizer o quanto Jesus nos ama, contar da graça que ele derrama sobre nós mesmo com todos os nossos erros, defeitos e pecados, ao perguntar no final “então, já que é tão maravilhoso ter Jesus em nossas vidas, vamos aceitar Jesus hoje?” partia meu coração ouvir “realmente eu entendi, preciso muito dele na minha vida, mas hoje não. Não estou pronto ainda.” Nunca estaremos prontos para receber Jesus em nossas vidas. Porque nós nunca mais seremos o mesmo depois disso, tudo irá mudar, nosso coração, nosso olhar, nosso ouvir, nosso falar, o que achamos importante, o que não damos valor, absolutamente tudo. Bom é quem tem coragem para aceitar Jesus sem estar pronto, porque não sabemos o dia de amanhã, porque a salvação é o melhor presente que alguém poderia ganhar na vida e porque seguir a Cristo é a maior escola dessa vida.

E quem nunca sofreu pensando “não estou pronto para realizar meu sonho”! E ano após ano, ainda não está pronto e quando se dá conta quem não está mais pronto é o sonho, porque não cabe mais a vida que essa pessoa se encontra.

Ano passado foi o ano em que eu me dei conta de que não estava pronta, e de que nunca estarei. Não estava pronta para me casar e todas as mudanças diárias que acontecem num casamento, não estava pronta para ser mãe e me tornar responsável 24h por outro ser, não estava para servir a Cristo e permanecer firme durante as dificuldades do dia a dia, não estava pronta para realizar meu sonho.

Casei em 2014 e tenho certeza de que a vida em família nunca terá comparação com a vida de solteiro, ser família é ser desafiado a ser uma pessoa melhor e isso dói, cansa, estressa, mas também ser família é ser amor intenso e verdadeiro coisa que nunca será vivido fora dela.

Peguei meus filhos nos braços em 2017 e tenho certeza de que uma mulher nunca mais será a mesma depois de um filho, é desafiador pelas mudanças no seu corpo, na sua mente, nos seus medos, no seu humor, na sua doação, ser mãe é se doar sem espaço para sono, fome, doença, cansaço, mas também ser mãe é sentir aquele cheiro do bebê que invade teu coração, é se sentir completamente necessária, é ficar muito feliz com tudo de pequeno que acontece nessa vida, um sorriso, uma palavra nova, um gesto, uma conquista.

E no final de 2018 abri meu restaurante. E eu não estava pronta para isso. Mas se eu tive coragem para aceitar Jesus, ser esposa e mãe, por que não um negócio? Um sonho antigo, que estava na minha mente desde 2006, nos meus e-mails desde 2011, nos meus assuntos desde sempre, nas minhas tentativas em casa desde 2012, por que não? Quantos anos mais eu precisaria para estar pronta? Formada em administração, pós graduada em gestão empresarial e gestão tributária, com a experiência de uma pizzaria que não durou muito, e experiência de tantos trabalhos completamente diferentes. Nunca estaria pronta.

E o restaurante abriu, e dia dez desse mês completa dois meses de casa aberta. E posso dizer que nunca me senti tão capaz e isso tem enchido meu coração de alegria. Não estar pronto não nos torna incapaz para um desafio, nos deixa alerta de que teremos que nos esforçar para que dê certo. Todo dia temos um problema novo e tenho me surpreendido com minha capacidade de solucioná-los da melhor forma possível. Não está perfeito, longe disso, abrimos e o dinheiro do caixa ficava dentro de uma caixa de papelão onde veio minha agenda desse ano (Quem ai viu?), os pedidos eram anotados num bloco de papel porque o sistema não estava com todos os produtos cadastrados, o cabo de internet não chegava no quiosque e eu roteava do meu celular pra conseguir usar o sistema depois de ter cadastrado tudo, a fritadeira não cabia meu suporte usado para fritar os tacos e compramos uma panelona para colocá-lo, não tinha geladeira então as pessoas tinham que comprar a comida aqui e a bebida em outro lugar, depois minha geladeira congelava meus refrigerantes e sucos, e por ai vai. Mas abrimos, e os clientes gostaram da comida, e voltaram com menos de uma semana, e falaram para outras pessoas, e essas pessoas também gostaram. E conseguimos pagar nossas contas. Hoje já tenho uma gaveta caixa que terminei de pagar semana passada, optei pelo modem de internet e tem sido perfeito, a geladeira foi resolvido o problema e hoje não congelam mas deixam num gelado perfeito, essa semana comprei equipamentos novos para cozinha e eu e as meninas comemoramos como um grande acontecimento.

O delivery que pretendia fazer funcionar desde dezembro ainda não saiu, mas desse mês não passa, o churros essa semana ainda lançaremos, o cardápio está sendo reformulado com mais informações para os clientes, novos pratos serão lançados e podem esperar que todos os dias evoluiremos de alguma forma. E descobriremos nossos problemas e eles também serão resolvidos. Porque a empresa não está pronta, e nunca estará, ela está caminhando, junto com minha maternidade, minha vida conjugal, minha vida cristã.

Só aprende nas melhores escolas da vida e vive a plenitude nessa vida que Deus diz que viveremos quem tem coragem para enfrentar os desafios. Prepare-se sempre, mas nunca use isso como desculpa para permanecer parado. Eu decidi seguir sem estar pronta e fui e estou sendo muito feliz com cada uma dessas decisões. Não espere estar pronto para prosseguir pois esse dia nunca vai chegar, prossiga.

Essa foto foi só mais um dia em que eu precisava fazer compras para o restaurante e o bebê estava comigo, e ele dormiu no caminho de ida, dormiu durante toda compra e dormiu o caminho de volta. Ele não se lembrará de ter ido lá comigo, mas eu certamente não me esquecerei de que juntos conseguimos uma solução para prosseguir sem paralisar.


 
 
 

Comentarios


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Olga Colvara

Administradora, escritora, esposa e mãe.

© 2017 por Olga Colvara. Criado orgulhosamente com WIX.COM
bottom of page